Clínica Pedrouços: +351 220 317 140 Clínica Angeiras: +351 222 448 628

Periodontologia

O que é a periodontologia?

É a área da Medicina Dentária que previne e trata doenças dos tecidos que rodeiam os dentes (gengivas, osso, ligamento periodontal).

O que trata a periodontologia?

A doença das gengivas inicia-se regra geral com uma gengivite (inflamação das gengivas) que se não tratada / higienizada progride para uma periodontite (infecção que origina perda de inserção gengival e perda óssea).

A perda de gengiva e osso origina mobilidade e perda dos dentes afectados se não forem tratados. Esta é a primeira causa de perda dentária. A prevalência desta doença é alta, pelo que é importante a visita regular ao seu dentista para controlo do aparecimento da mesma ou tratamento de doença já estabelecida.

Existe uma correlação entre doença periodontal (doença das gengivas) e outras doenças sistémicas (ex: diabetes, doenças cardiovasculares, parto prematuro, doenças pulmunares entre outras).

Principais causas da doença periodental

A doença periodontal e multifactorial tem como principal causa a presença de bactérias nocivas ao periodonto. Essas bactérias formam placa bacteriana que calcifica sob a forma de tártaro e causa a doença periodontal.

Existem outras causas como genética, doenças sistémicas, medicação, tratamentos oncológicos, hábitos tabágicos, hábitos higiene oral, hábitos alimentares e falta de visitas regulares de controlo no seu médico dentista.

O que é a placa bacteriana?

É a acumulação de uma película composta por restos alimentares, compostos salivares e bactérias em redor dos dentes que se calcifica sob a forma de tártaro, causando doença periodontal.

Quais são os principais sintomas?

• Gengivas vermelhas e inchadas (edema e eritema),
  • Gengivas com hemorragia à escovagem ou uso de fio dentário,
  • Gengivas descarnadas (recessão gengival),
  • Halitose (mau hálito),
  • Supuracao (pus) das gengivas),
  • Mobilidade dentária,
  • Dor à mastigação devido a falta de suporte dos dentes,
  • Sensibilidade devido a recessão gengival.
Como tratar?

Regra geral, o tratamento inicia-se com um diagnóstico correcto de cada local infectado (chamadas bolsas gengivais). Estas bolsas são nichos onde as bactérias se acumulam na gengiva e causam reabsorção óssea e dos tecidos que rodeiam os dentes.

É importante saber a profundidade de cada uma delas para obtermos um diagnóstico inicial e estabelecermos um plano de tratamento tal como um prognóstico. Para isso fazemos sondagens e registos num periodontograma inicial.

Após esse registo, são feitas raspagens e alisamentos radiculares das 4 partes da boca (quadrantes) ou 6 partes (sextantes) com anestesia local. Finalmente é feito um periodontograma final onde se avalia o sucesso do tratamento efectuado.

Para que haja sucesso neste tipo de tratamento é essencial que o(a) paciente colabore nas melhorias de higiene oral e respeite todas as recomendações que lhe são dadas ao longo do tratamento.

Recessões gengivais têm tratamento?

Se o fenotipo gengival for fino, a gengiva tende a ficar "descarnada" como resposta a agressão bacteriana. Um primeiro passo, é o tratamento acima descrito e de seguida, avaliar a necessidade e o prognostico de uma cirurgia plástica das gengivas - cirurgia mucogengival.

Hoje em dia existem muitas técnicas para reverter ou diminuir estas recessões.

ANTES:

• Text Hover

DEPOIS:

• Text Hover
Volte a sorrir! Marque já a sua consulta.